Empreendedorismo e Incubação de Empresas

Empreendedorismo, Incubação de Empresas e Aceleradora de Ideias

A Coordenação de Empreendedorismo e Incubação de empresas faz parte da Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná e tem por objetivos centrais disseminar a cultura empreendedora para toda a comunidade universitária e estimular o processo de pré-incubação (aceleração) e incubação de empresas inovadoras de base tecnológica no âmbito da Universidade. Nossa intenção é contribuir com os Setores e Departamentos da UFPR a aprimorar as competências empreendedoras dos alunos, permitindo a eles novas opções de carreira e a possibilidade de converter seus trabalhos acadêmicos realizados nos cursos em soluções inovadoras para a sociedade. A Agência de Inovação desenvolve esses objetivos em quatro frentes:

1) Inspiração – Eventos e conteúdos que visam apresentar a dinâmica do empreendedorismo e inspirar alunos, servidores e professores a pensarem em soluções inovadoras para serem oferecidos à sociedade, tais como: palestras, workshops, vídeos, cursos presenciais e a distância e conteúdo apresentado na página da Agência de Inovação UFPR.

2) Ideação – Processo de geração de novas ideias e avaliação preliminar do potencial inovador e de mercado de novos negócios. A Agência de inovação oferece nessa área workshops, cursos presenciais e a distância e conteúdo apresentado na página da Agência de Inovação UFPR.

3) Modelagem – Processos de suporte para geração e validação de novos negócios; desenvolvimento de clientes e a sistematização de novos negócios. Nessa etapa são oferecidos workshops e cursos práticos, além de conteúdo digital oferecido no site da Agência (aceleradora).

4) Amadurecimento – Processo de incubação de novos negócios, com apoio gerencial e técnico (Incubação de empresas).

Público-alvo

Destina-se a estudantes da Universidade Federal do Paraná, regularmente matriculados em Cursos de Graduação ou Pós-Graduação, docentes, servidores técnico-administrativos e egressos da UFPR, com projetos ou protótipos funcionais inovadores e/ou de base tecnológica.

Consideram-se empresas de base tecnológica organizações produtoras de bens e serviços, comprometidas com o desenho, desenvolvimento e produção de novos produtos e/ou processo de fabricação inovadores, através da aplicação sistemática de conhecimentos técnicos e científicos (Office of Technology Assessment, 1992).


Empresas Incubadas e Graduadas