Empreendedorismo e Incubação de Empresas

Incubadora

A Coordenação de Empreendedorismo e Incubação de Empresas é a responsável pela supervisão das atividades de incubação de empresas na UFPR e por articular as ações de empreendedorismo no contexto institucional. O processo de incubação é normatizado por editais de fluxo contínuo, voltados para empresas de base tecnológica e/ou inovadoras. Para cada um dos tipos de empresas, há a possibilidade de duas modalidades de incubação: residente e não residente. Na modalidade residente, as incubadas ocupam espaços físicos junto aos laboratórios setoriais ou departamentais da UFPR. Na outra modalidade, as incubadas têm suas sedes próprias. Para ambas, existe uma infraestrutura compartilhada para realização de reuniões de acompanhamento da incubação, reuniões de negócios das incubadas com potenciais clientes/fornecedores. Esse espaço está localizado junto à sede da Agência de Inovação UFPR e conta com computadores com acesso à internet, impressora e biblioteca própria.

Os serviços ofertados pela Coordenação de Empreendedorismo e Incubação de Empresas são os seguintes:

  • Cursos, palestras e workshops
  • Consultorias especializadas sobre gestão empresarial e temas correlatos à atividade empreendedora
  • Orientação e organização de ações para apresentação do projeto aos investidores e nas rodadas de negócio
  • Orientação no registro de propriedade intelectual (em parceria com a Coordenação de Propriedade Intelectual)
  • Interface com a UFPR para integração com pesquisadores e acesso a laboratórios
  • Consultoria na elaboração de projetos de captação de recursos junto às agências de fomento
  • Interface com outras Incubadoras do Estado do Paraná e demais regiões
  • Acompanhamento do desenvolvimento da empresa incubada.

 

Público-alvo

Destina-se a estudantes da Universidade Federal do Paraná, regularmente matriculados em Cursos de Graduação ou Pós-Graduação, docentes, servidores técnico-administrativos e egressos da UFPR, com projetos ou protótipos funcionais inovadores e/ou de base tecnológica.

Consideram-se empresas de base tecnológica organizações produtoras de bens e serviços, comprometidas com o desenho, desenvolvimento e produção de novos produtos e/ou processo de fabricação inovadores, através da aplicação sistemática de conhecimentos técnicos e científicos (Office of Technology Assessment, 1992).

 

Histórico

O processo de incubação na UFPR, começou em 2001 com a criação do NEMPS (Núcleo de Empreendedorismo da UFPR). Inicialmente era vinculado ao Setor de Ciências Exatas. O NEMPS foi criado para atender toda a comunidade da UFPR, tendo dois objetivos principais: atua como Pré-Incubadora e Incubadora Tecnológica de Empresas voltadas à Inovação e também a promoção atividades relacionadas ao Empreendedorismo.

Com a criação da Agência de Inovação em 2008, as atividades do NEMPS foram incorporadas pela Coordenação de Empreendedorismo e Incubação.


Empresas Incubadas e Graduadas