UFPR traz professores da Loughborough University London para evento sobre Design de Serviço

O Departamento de Design da UFPR, em parceria com a Agência de Inovação UFPR,  promoverá no dia 12 de setembro, a palestra “Design Innovation: A Nova Roupa do Imperador?O evento que será ministrado pelos professores da  Loughborough University London, Mikko Koria e Ida Telalbasic, irá discorrer sobre como os paradigmas de inovação em design estão mudando rumo a uma nova imaterialidade e serviços estão evoluindo da posse para o acesso.

A ideação do evento partiu da Professora Dr. Rosana Vasques, que atuou como professora substituta do Departamento de Design da UFPR e hoje é professora do Departamento de Tecnologia do Curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Vasques que teve Mikko Koria como coorientador no doutorado diz que a iniciativa de promover a palestra na UFPR vem desde o ano passado. “A iniciativa vem sendo estudada desde o início da ano passado, quando eu ainda atuava como Professora substituta no Depto de Design da UFPR, e também pelo interesse do Professor (Mikko Koria), que já conhece o trabalho do Centro Brasil Design (CBD), por meio de iniciativas promovidas pela APEX, na qual ele atuou como consultor e palestrante. Neste ano, passamos a contar também o apoio do Prof. Cleverson Cunha, da Agência de Inovação, na organização dos eventos e reuniões estratégicas.”

O design de serviços pode contribuir nos processos de inovação de uma empresa. “O design de serviços pode ajudar empresas a inovar criando novos serviços, ou a melhorar serviços existentes, de modo a torná-los mais úteis e desejáveis para os clientes, assim como mais eficientes e eficazes para as empresas. Em muitos casos, o designer de serviços contribuirá com a reestruturação do modelo de negócio das empresas, de modo a estabelecer uma relação empática com os consumidores e um novo valor sócio-econômico para a sociedade, ao passo que transforma o negócio de modo a torná-lo mais competitivo e diferenciá-lo dos concorrentes”, explica Vasques.

A palestra Design Innovation: A Nova Roupa do Imperador?será realizada no dia 12 de setembro das 19h30h às 21h no Auditório Professor Ulysses de Campos, localizado no Campus Jardim Botânico. O evento será em inglês. As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 11 de setembro.

Conheça os palestrantes

Ida Telalbasic e Mikko Koria são professores do Institute for Design Innovation da Loughborough University – London, uma das mais prestigiadas instituições do Reino Unido. Ida é professora da área de Gestão de Inovação e acumula experiências com startups e projetos de inovação social.

Mikko Koria é diretor do Institute for Design Innovation e professor visitante da School of Management da Aalto University (Finlândia), com ampla atuação em projetos globais de gestão e design, junto à instituições internacionais como a União Europeia, o Banco Mundial e a Federação Internacional da Cruz Vermelha.

Palestra: Design Innovation: A Nova Roupa do Imperador?

Data: 12 de setembro

Horário: das 19h30 às 21h

Local: Auditório Professor Ulysses de Campos, localizado no Campus Jardim Botânico.

Inscrições: http://bit.ly/2wF6Dhj

A palestra será ministrada em inglês.