Lançamento do Programa TCC Inovação UFPR

TCC Inovação UFPR, da Agência de Inovação UFPR, é um programa que selecionará alunos que estão em fase de elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou TC (Trabalho de Curso), que têm interesse em aplicar as soluções de seus projetos na criação de novos negócios. Serão oferecidas gratuitamente capacitações sobre geração de ideias, mapeamento das expectativas dos clientes, modelagem de negócios e projetos, validação das propostas e apresentação dos projetos (Pitchs). A finalidade do programa é fazer com que os alunos elaborem em seus TCC’s soluções mais adequadas às necessidades identificadas e sejam capazes de implementar, de fato, as ideias propostas nos trabalhos.

Ao decorrer do programa serão realizados encontros presenciais (quinzenais), treinamentos presenciais e via web, orientações visando o desenvolvimento da ideia e do modelo de negócio, desenvolvimento de protótipo e MVP (mínimo negócio viável),  análise da viabilidade de mercado, além oferta de mentorias realizadas por professores e por profissionais de mercado com atuação nos temas apresentados. No final do projeto, os alunos apresentarão seus trabalhos para uma banca interna e externa de possíveis apoiadores.

Confira o cronograma do programa:

28/03 a 16/04 – Período de inscrições
17/04 – Divulgação dos aprovados no site da Agência de Inovação UFPR (www.inovacao.ufpr.br)
20/04 – 1º encontro presencial com os aprovados – Abordagem: Identificação de necessidades e análise de mercado e tendências;
04/05 – 2º encontro presencial (das 15:30 às 17:30) – Abordagem: Geração da proposta de negócio (proposta de valor)
18/05 – 3º encontro presencial (das 15:30 às 17:30) – Abordagem: Modelagem de negócios
08/06 – 4º encontro presencial (das 15:30 às 17:30) – Abordagem: Validação do modelo de negócio e fontes de financiamento
10/08 – 5º encontro presencial (das 15:30 às 18:00) – Apresentação dos projetos para banca de avaliadores e investidores (Pitchs)

Os selecionados terão acesso a:
– Oficinas:
Conhecimento sobre inovação e criação de negócios, produtos e serviços e atividades práticas
– Material complementar:
Recursos para ampliar o conhecimento sobre tendências, mercado, liderança e gestão
– Orientação:
Consultoria e mentorias para aprimorar a ideia e validar o negócio
– Feira de projetos e negócios:
Apresentação dos projetos para uma banca de possíveis apoiadores e investidores.

Confira o edital e inscreva-se gratuitamente.

Aproveite essa oportunidade e transforme seu projeto em um modelo de negócio inovador!